A Espanha foi atingida por uma nova onda de inundações catastróficas, deixando cidades como Cadaques, no nordeste da Catalunha, devastadas. Imagens chocantes mostram dezenas de carros empilhados uns sobre os outros após um rio transbordar na manhã de sexta-feira, apenas dias depois que inundações mortais levaram mais de 200 vidas em Valência.
As fortes chuvas durante a noite transformaram estradas em torrentes, arrastando 32 veículos e acumulando-os perto do cassino da cidade. Felizmente, nenhuma vítima foi relatada desta vez, mas os moradores temem o pior se as inundações tivessem ocorrido durante o dia. “Se esta torrente tivesse passado pela cidade durante o dia, teríamos visto um grande número de vítimas,” postou um residente nas redes sociais.
A recente devastação em Cadaques ocorre após o pior desastre natural da Espanha em décadas. No final de outubro, Valência foi atingida por inundações repentinas que deixaram centenas de mortos e muitos ainda desaparecidos, levando à visita do Rei e da Rainha da Espanha para consolar os sobreviventes. Em ambas as situações, a chuva incessante e os rios transbordantes transformaram as ruas espanholas em rios de destroços e lama.
As últimas inundações destacam um ano de eventos climáticos sem precedentes na Espanha, deixando comunidades lutando para lidar com a situação enquanto a limpeza continua.